Artigos / Rosildo Barcellos

11/07/17 às 09:23 / Atualizado: 11/07/17 às 09:39

Para você que me chamou de Louco!

Foto: Divulgação

Veja
Não diga que a canção está perdida
Tenha fé em Deus, tenha fé na vida
Tente outra vez

Beba
Pois a água viva ainda está na fonte
Você tem dois pés para cruzar a ponte
Nada acabou

Tente
Levante sua mão sedenta e recomece a andar
Não pense que a cabeça agüenta se você parar, 

Queira
Basta ser sincero e desejar profundo
Você será capaz de sacudir o mundo, vai
Tente outra vez

Tente
E não diga que a vitória está perdida
Se é de batalhas que se vive a vida
Tente outra vez
 
   Se ainda estivesse vivo, o cantor e compositor Raul Seixas (1945-1989) teria completando, neste 28 de junho passado, mai um aniversário. Morreu em casa ouvindo música. Entretanto,  muitas reportagens frisaram num ponto: se Raul Seixas seria um caso de lucidez e inteligência aguçada, capaz de se expressar com um simbolismo mágico que remetia diretamente a temas e problemas de seu tempo histórico. Não podemos esquecer  que a música tem um importante papel de estimulador de sensações e de resgate da memória.

   Mas é importante ressaltar que a vida é feita de uma sucessão de fatos e de aprendizados Muita gente não sabe, mas  Raul Seixas e Mauro Motta  fizeram  sucessos e apoiaram   artistas que estavam começando, o que era uma forma de ter um respaldo financeiro. Foi o cãs de  "Doce, doce amor" para o Jerry Adriani, e "Ainda queima a esperança" para Diana Assim juntando o seu conhecimento de Brasil, pois viajou muito com o pai, engenheiro da NOB e quando adolescente vizinho da embaixada americana de onde ouvia discos em primeira mão e lia muitos livros, além de ter sido produtor musical da CBS, foi desta forma  amadurecendo internamente sendo levado  a ver além das informações captadas pelos cinco sentidos, das experiências  e  realidades do mundo.. Quem procura descobrir o que está por detrás do véu da ignorância e responder às questões básicas - como "quem sou eu, quem criou esse mundo, qual o meu papel na sociedade e como me relaciono com os outros?" - tem,como Raul teve ,na  Bhagavad Gita, respostas  repletas de conhecimento, capazes de anular a sensação de insuficiência ou de separação e isolamento completo que, por vezes, invadem os nossos corações.

    Para se ter um exemplo, quando  jovem,  Gandhi, que perdeu a sua mãe verdadeira enquanto criança, buscava consolo e sabedoria nas palavras dessa grande obra, tendo-a traduzido e comentado (do original em Sânscrito para, a sua língua natal, o Gujarati) numa série de palestras em 1926, que seriam publicadas, apenas quase 30 anos depois. Ou seja um dos livros mais lidos do mundo, claro, perdendo para a Bíblia que além de ser o mais vendido do mundo, e o mais lido, assim como, também é o mais relido.

    Entrementes, para se entender melhor no capítulo XIII, Krishna, que durante o desenrolar do texto assume o papel de mestre, fala a Arjuna, seu discípulo, quais os valores fundamentais, para a compreensão de si mesmo como não separado do todo, como consciência além do corpo e da mente, ilimitado e pleno.  Assim, se nós verificarmos  os títulos das músicas da fase Raulzito as aflições do cotidiano em forma de versos e da fase  Raul, poderemos encontrar Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás, Eu Também Vou Reclamar  E,,,segundo declarações do próprio Raul, ele utilizava essa forma para que as pessoas  que cantassem suas músicas, a fizessem na primeira pessoa. E na musica tente outra vez, as frases imperativas, que se bem entendidas, ajudariam a terminar com muitos tratamentos para depressão.

   Numa cultura como a nossa que visivelmente tem priorizado reprimir a individualidade, em favor da massa, é muito mais importante que a pessoa aprenda a dizer Eu sou Eu, Eu Faço , Eu sou Capaz. Principalmente cantando , que é uma forma de se tornar feliz, de buscar a autoafirmação. Esta foi a intenção de Raul Seixas, que antes de tudo era alguém que entendia da essência da música e do sentimento humano, sabia da importância de Deus na vida as pessoas e tinha a convicção que o AMOR poderia quebrar as barreiras de credo, raça. religião, preconceitos, recursos financeiros e ser o caminho da felicidade e da paz.

https://www.youtube.com/watch?v=ntje_k7FYA4
 


Rosildo Barcellos

Rosildo Barcellos

 Rosildo Barcellos é Crítico Musical, Articulista e Conselheiro da Cultura
 
ver artigos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet