Artigos / Ernani Caporossi

15/06/17 às 16:39

Gengivoplastia - Objetivo é deixar os dentes com uma aparência maior e mais proporcional ao sorriso

Foto: Assessoria

Hoje em dia a beleza não requer perfeição mais sim uma simetria. A gengivoplastia ou gengivectomia são cirurgias estéticas ou reparadoras simples para remoção do tecido gengival em excesso para obter o aumento de coroa clínica com o objetivo de deixar os dentes cm uma aparência maior e mais proporcional ao sorriso.
 
Muitas pessoas possuem o chamado “Sorriso Gengival” em que possui um excesso de gengiva recobrindo os dentes anteriores, fazendo os dentes aparentar tamanhos diferentes, deixando o sorriso desarmônico.
 
A cirurgia em si é simples, onde o cirurgião - dentista anestesiará a área e removerá o excesso de gengiva.
 
O procedimento pode gerar algum desconforto durante um ou dois dias, mais é relativamente tranqüilo podendo o paciente retornar as suas atividades logo em seguida.
 
O cirurgião – dentista só removerá a quantidade correta (1 a 2 mm) e não danificará a gengiva. Os benefícios desta cirurgia são vários dentre eles: eliminação de bolsas gengivais, aumento de coroa clinica, correção de seqüelas da Gengiva Ulcerativa Necrosante Aguda (GUNA), gengiva sem cicatrizes, dentre outros.
 
O procedimento pode gerar algum desconforto durante um ou dois dias, mais é relativamente tranqüilo
 
Em alguns caso há necessidade de corrigir a falta da gengiva, quando se trata de uma gengica muito curta. Neste caso há necessidade de fazer enxerto de material que é retirado do palato (céu da boca).
 
A razão principal é estética, geralmente esta escolha de enxerto é quando o paciente apresenta a raiz dos dentes ao sorrir e também em raízes que apresentam muita sensibilidade.
 
Os enxertos são chamados de subepiteliais, pois utiliza-se apenas uma fina camada de tecido que fica embaixo do epitélio, com as técnicas mais recentes além de proporcionar uma excelente estética oferece também um pós-operatório super tranqüilo desde que o paciente evite esforços físicos e traumas no local da cirurgia.
 
A cicatrização da gengiva dura em média uns trinta dias. Nas primeiras 48 horas os pacientes devem ingerir apenas alimentos mais frios e de fácil mastigação (sorvetes, sucos, sopas).
 
Em caso de algum desconforto um analgésico é recomendado. Após 72 horas depois que o paciente está liberado para suas atividades normais (esforços físicos, exposição ao sol, etc).
 
Por se tratar de uma cirurgia relativamente simples vale um alerta, procure sempre um cirurgião-dentista que esteja habilitado á fazer esta cirurgia, dispondo sempre das melhores e mais atuais técnicas.
 
Dra. MICHELLEN SOSSAI PAGNONCELLI é Especialista em Estética Dental, Periodontia e Bichectomia e atende na Odontologia Caporossi.
Ernani Caporossi

Ernani Caporossi

O autor Ernani Caporossi é especialista em Dentística Restauradora e Prótese Dental, MBA em Gestão em Saúde, membro fundador da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE), da Academia Brasileira de Osseointegração (ABROSSI) e da Sociedade Brasileira de Reabilitação Oral (SBRO).

 
ver artigos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet