Artigos / Dr. Orlando Barreto Neto

04/10/15 às 15:03

O Pré-Natal Odontológico:

Já é conhecida a importância do pré-natal na obstetrícia, valorizando a gestação quanto aos cuidados da mãe e do bebê. Da mesma maneira, na Odontologia, o acompanhamento e atenção a mãe e ao bebê, a partir da gestação se tornou incontestável. A Assistência Pré-Natal visa assegurar que cada gestação culmine no parto de um recém-nascido saudável, sem prejuízos à saúde da mãe e do concepto. A maior dificuldade do pré-natal odontológico advém das crenças negativas que decorrem da associação entre gravidez e visita ao cirurgião-dentista, sendo a principal causa o medo de que o tratamento odontológico possa ser perigoso ou prejudicial ao feto.

Pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) acompanharam a rotina de 88 gestantes e detectaram que 83% delas apresentaram algum problema periodontal, como inflamações ou infecções na gengiva.

"Gravidez não é impedimento para um tratamento odontológico; ao contrário do que muita gente pensa, a participação do dentista é fundamental para a saúde bucal da gestante", afirma o cirurgião dentista, José Alberto Taiar. Segundo ele, após a avaliação do obstetra, a futura mamãe poderá se submeter ao tratamento em qualquer mês gestacional, muito embora o segundo trimestre seja o ideal devido à maior estabilidade. Uma gestante pode tomar anestesia, fazer tratamento de canal e até fazer exame radiográfico, se necessário. "A adrenalina liberada pela dor-de-dente é muito prejudicial à gestante e não há porque não a tratar ", afirma Taiar.

O acompanhamento odontológico da gestante tem como objetivo manter ou resgatar sua saúde bucal, além de fornecer informações a respeito da saúde e desenvolvimento do seu bebê.

As seguintes abordagens devem ser feitas:

- Informar sobre os efeitos das drogas (cigarro e álcool) e mostrar a importância da dieta equilibrada para a saúde da gestante e desenvolvimento do bebê; mostrar a relação do hábito de vida com a saúde e conscientizar a respeito dos problemas bucais; desmistificar crenças negativas sobre a gravidez x tratamento odontológico;

- Incluir informações a respeito do futuro bebê: amamentação natural x artificial, época e alimentos no desmame, morfologia da cavidade bucal do bebê e importância dos dentes decíduos, higienização antes e depois da erupção dos primeiros dentes, meios de transmissibilidade das doenças bucais, consequências da sucção não-nutritiva (dedo, chupetas e mamadeiras) e o momento da primeira visita ao dentista.

Desde o início da gestação, a futura mamãe deve procurar o dentista para orientação preventiva. Durante a gravidez, se houver necessidade de algum tratamento, ele pode e deve ser realizado, pois as infecções e cáries não tratadas podem prejudicar sua saúde e a de seu bebê.

A necessidade que as mulheres grávidas disponham de um serviço odontológico adequado durante o pré-natal é importante e deve ser promovida, pois este é o momento mais oportuno para se fazer educação em saúde e prevenção de condições desfavoráveis. Dá-se a possibilidade para mãe ter uma gestação tranquila e de ter filhos saudáveis. Muitas vezes não é dada essa opção à mãe, porque ela simplesmente desconhece que existe uma postura de Promoção de Saúde e que ela é determinante neste processo.
Dr. Orlando Barreto Neto

Dr. Orlando Barreto Neto

Orlando Barreto Neto é médico obstetra e ginecologista no Paraná (CRM-PR 32.481).
 
Twitter | Facebook | Skype:drorlandobarreto
 
ver artigos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet