Artigos / Juacy da Silva

30/03/17 às 10:28

FEBRE AMARELA NO BRASIL 2017

Mais um surto de doenças está alarmando a população brasileira.Depois de décadas de sufoco da DENGUE, veiram a chikungunya e a ZICA. Agora é a vez da FEBRE AMARELA  que está apavorando a população de MINAS GERAIS, ESPÍRITO SANTO, RIO DE JANEIRO E nesses últimos dias a Bahia.
 
O alerta foi acionado quando dois macacos, que são considerados os “sentinelas naturais” para esta praga  foram encontrados em alguns bairros de Salvador, Bahia.  Segundo as autoridades sanitárias deverão ser vacinas mais de 1,2 milhões de pessoas, para evitar que um novo surto, igual ao que aconteceu em MINAS GERAIS, onde já morreram 137 pessoas em menos de tres meses, venha a acontecer emu ma área metropolitan, densamente povoada e com condições de saneamento básico extremamente precárias.
 
Todas essas doenças são transmitidas pelo mesmo mosquito, o AEDES AEGIPT. Está havendo um grande esforço por parte das autoridades sanitárias para conseguir  vacinar a população desses estados e dos municipios onde foram constatados casosconfirmados  ou suspeitos de FEBRE AMARELA.
 
Aliás, em se tratandode saneamento básico, o Brasil é  uma vergonha, mais de 70% da população urbana brasileiro não possui esgotos coletadose tratados, córregos, rios, lagoas e até o mar e as nossas baias são verdeiros depósitos de lixo e esgoto a céu aberto. Diante desta situação vergonhosa não é novidade que doenças de massa estejam proliferando e atormentando a população, principalmente, as camadas mais pobres que  vivem ou sobrevivem nessas áreas, enquanto nossos políticos, empresários e governantes continuam assaltando os cofrespúblicos e roubandodinheiro público que faz  falta para o saneamento básico e a saúde pública.
 
Se voce reside  ou  pretende viajar para   os Estados de Minas Gerais, Bahia, Rio de janeiro ou Espírito Santo, é recomendável que se previna muito bem,veja se consegue se vacinar e procure outras orientações para se proteger e proteger sua família.
 
Antes os alertas, principalmente dos países da Europa, Estados Unidos e outros desenvolvidos,  aos turistas que pretendiam vir ao Brasil eram em relação `a violência , agora, além das precauções contra a bandidagem também as pessoas devem  ter cuidado com essas doenças.
 
Lembre-se: Dengue, chikungunya, zica, febre amarela e corrupção matam., todo cuidado e pouco!
Juacy da Silva

Juacy da Silva

Juacy da Silva, professor titular aposentado Universidade Federal de Mato Grosso, sociólogo, mestre em sociologia, ambientalista, articulador da Pastoral da Ecologia Integral.
E-mail profjuacy@yahoo.com.br
Instagram @profJuacy
WhatsApp 55 65 9 9272 0052
ver artigos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet