Artigos / Rosildo Barcellos

22/03/17 às 22:57

Cromossomos Felizes

Foto: Divulgação

DON'T LET ME DOWN
Don't let me down, Don't let me down

I'm in love for the first time
Don't you know it's gonna last
It's a love that lasts forever
It's a love that has no past

NÃO ME DECEPCIONE
Não me desaponte, não me desaponte
Estou amando pela primeira vez

Você não sabe quanto vai durar?
É um amor que dura para sempre
É um amor sem passado

   Don’t Let Me Down, na verdade é uma das músicas mais marcantes dos Beatles. lembrada pelo vocal emocionante de Lennon. . Faz parte do álbum Let it Be, de 1969. Certamente que John Lennon tinha uma das vozes mais influentes da história da música e do rock, daquela época e uma das suas principais características na hora de cantar era a entonação com que ele conseguia expressar os seus sentimentos através das suas linhas vocais e retratava um momento difícil do quarteto. Eram os últimos dias do grupo e Lenon levava Yoko para as gravações e isto desagradava os outros companheiros. Mas além disto representava um grito de auxílio, tanto que é sempre lembrada como um símbolo musical dos portadores da Síndrome de Down que caminham em busca da igualdade de tratamento. Foi a música que Lenon pediu a Star para tocar “ com a alma”.

   E esta música foi muito lembrada nesse 21 de março, o Dia Internacional da Síndrome de Down. Data que representa para as pessoas que vivem com esse tipo de necessidade especial, mais um dia de luta contra a discriminação e a desinformação. Situações que certamente ainda são os principais problemas a serem enfrentados. É nítida a carência de acolhimento e de uma visão que permita que o portador da síndrome seja verdadeiramente aceito e incluído.

   Um dos fatores que mais influenciam esta síndrome é a idade da mãe. As chances de um bebê ser portador da Síndrome de Down é bem maior quando sua mãe tem mais de 40 anos de idade. Foi descoberta por John Langdon Down, em 1866, porém a alteração cromossômica foi determinada por Jérôme Lejeune, em 1959. A síndrome é provocada pela condição anormal dos cromossomos caracterizada pela ocorrência de um cromossomo adicional, além do par homólogo normal ( Trissomia 21).

   Tenho dito que uma boa educação é um bem que produz benefícios pessoais durante toda a existência. Isso não é diferente para pessoas com Síndrome de Down. Se bem que, para elas e para seus pais, terem acesso aos programas que garantem oportunidades de um aprendizado apropriado e de forma continuada; pressupõe vencer uma série de desafios que se prolongarão durante o período escolar e que precisam ser fundamentados em atuações específicas e aplicadas, além do que, tangenciam a estimulação e intervenção precoce, assim como a abertura e o enriquecimento do ambiente em que a criança está inserida, além de muito amor.... fator essencial a qualquer relacionamento.
Rosildo Barcellos

Rosildo Barcellos

 Rosildo Barcellos é Crítico Musical, Articulista e Conselheiro da Cultura
 
ver artigos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet