Artigos / Juacy da Silva

09/12/16 às 09:21

DIA INTERNACIONAL ANTICORRUPÇÃO

Amig@s, bom dia, ótima sexta feira  e  final de semana. É hoje, 09 de Dezembro, o DIA INTERNACIONAL ANTI CORRUPÇÃO, estabelecido pela ONU há vários  anos para que no mundo todo, as pessoas, as instituições públicas e integrantes da sociedade civil, possam  refletir sobre  as causas e as consequências dessas  ações criminosas que destroem as bases de qualquer sociedade.
A corrupção  não  é  apenas  um pequeno desvio ético e moral inofensivo praticada por pessoas do bem, que podemos tolerar, mas  sim UM CRIME, com certeza  um CRIME HEDIONDO, pois rouba preciosos e escassos recursos públicos, carreados ao tesouro ou aos cofres públicos com muito sacrifício por parte da população.
 
O dinheiro desviado ou roubado dos cofres públicos faz falta para as políticas, planos, programas, projtos e ações por prte dos poderes públicos que,  se bem implementados, conduzem ao desenvolvimento sustentável, `a justiça social, a mobilidade econômica e social, ao combate `a fome, `a miséria e a pobreza, a preservação e outros cuidados com o meio ambiente,  saneamento básico, educação de qualidade, saúde pública para atender `as necessidades da população, `a segurança pública, aos cuidados com as crianças, adolescents, pessoas idosas, deficientes, para a modernização da administração  pública, para que a justiça seja mais efetiva, célere  e não contribua com a impunidade como acontece geralmente, enfim, se  o povo, como acontece no Brasil, paga uma enorme e pesada carga  tributária é para que os poderes públicos,  governantes e gestores públicos sejam eficientes, transparentes e suas ações sejam pautadas pela ética , pelas aspirações, interesses e objetivos nacionais e da população.
 
A ONU tem alertado os países para as consequências da corrupção e dos demais crimes que a ela  estão vinculados como a lavagem de dinheiro, a formação de quadrilha, a sonegação, as fraudes em licitação, o suborno, a propina, o superfaturamento de serviços e obras realizados pelas empresas em contratos com os poderes públicos, o enriquecimento ilícito, o tráfico de influência e outros mais que são praticados por agentes do poder público, principalmente governantes eleitos ou que ocupam funções no alto escalão ou hierarquia da administração pública.
 
No Brasil, costuma-se dizer que os corruptos iniciam a carreira no plano municipal, como se fosse uma escola de ensino fundamental, ai aprendem a roubar dinheiro público  nas prefeituras e câmaras de vereadores, realizam  cursos de especialização na administração  estadual e , enfim, realizam doutorado e pos doutorado na cúpula governamental nacional, onde o volume de recursos são bilionários.
 
Para  que a impunidade seja o manto protetor da corrupção, no Brasil parlamentares, governadores, presidentes da República, ministros e outras figuras ilustres gozam do famigerado FORO ESPECIAL ou PRIVILEGIADO, estabelecidos por Leis elaboradas, aprovadas e sancionadas exatamente por uma casta política para favorecer exatamente essas práticas.  No fundo este foro especial pela morosidade em julgar e condenar corruptos,  acaba favorecendo a prescrição dos crimes e reforçando a impunidade. Oxalá  a corrupção  seja  banida do cenário politico, econômico, social, cultural e religioso de nosso país!
Juacy da Silva

Juacy da Silva

Juacy da Silva, professor titular aposentado Universidade Federal de Mato Grosso, sociólogo, mestre em sociologia, ambientalista, articulador da Pastoral da Ecologia Integral.
E-mail profjuacy@yahoo.com.br
Instagram @profJuacy
WhatsApp 55 65 9 9272 0052
ver artigos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet