Artigos / José Luiz Tejon Megido

05/12/16 às 10:09

Dólar alto: bom ou ruim para o agronegócio?

Imprimir Enviar para um amigo
Claro, depende da hora e do mercado, exportação ou de mercado interno. Agora, falando da soja, o principal produto da pauta brasileira de exportações: o dólar alto sinaliza coisa atraente para a economia, do ponto de vista da balança de pagamentos e estímulo aos produtores rurais.

Vale considerar e explicar que nosso agro está pleno de riscos, não temos seguro rural e portanto, vivemos o jogo do mercado muito mais expostos do que nossos principais concorrentes. Além dos custos, impostos e péssima infraestrutura de estradas, ferrovias, portos e armazenagem. Logo, oferta, demanda, São Pedro e dólar fazem o show dos altos riscos do produtor brasileiro.

O ritmo dos negócios estava lento, e se a perspectiva para a virada do ano for de um dólar a R$ 3,60, por exemplo, poderíamos voltar a ter cotações para a soja na casa dos 90 reais uma saca de 60 kg no Porto de Paranaguá.

Hoje estão na faixa de 79 a 80 reais, e na semana passada atingia 81 reais, no Porto de Santos. O plantio da soja já atingiu 73% da área no país e no Mato Grosso já ultrapassou 90%, da mesma forma se espera uma segunda safra de milho recorde.

Estamos partindo para uma provável supersafra, neste período 2016/2017, com preços positivos, graças ao provável São Dólar. Milho e soja crescendo para o mercado interno e exportação. Salvação da economia! 

Sobre o CCAS

O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.

O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.

Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.

A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça.

Mais informações no website: http://agriculturasustentavel.org.br/. Acompanhe também o CCAS no Facebook: http://www.facebook.com/agriculturasustentavel
José Luiz Tejon Megido

José Luiz Tejon Megido

José Luiz Tejon Megido, Conselheiro Fiscal do Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS), Dirige o Núcleo de Agronegócio da ESPM, Comentarista da Rádio Jovem Pan.
ver artigos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

José Sarney

São Luís em Dezembro

O sinos do Natal já podem ser ouvidos nos seus sons distantes Quando eu era menino e começava, em São Bento, a descobrir o mundo com suas belezas, a primeira coisa que me encantava era o campo verde, lindo tapete de capins:...

 
 
 
 
Sitevip Internet