Artigos / Telma Cenira Couto da Silva

06/11/16 às 18:58 / Atualizado: 06/11/16 às 19:05

Super-Lua especial em 14 de novembro

Imprimir Enviar para um amigo

Foto: Divulgação

Uma Super-Lua ocorre quando a Lua encontra-se na posição de sua órbita mais próxima à Terra, distância  conhecida como perigeu lunar, ou ainda, quando está muito perto do perigeu – acima de  90% de sua máxima aproximação ao nosso planeta. O termo Super-Lua foi introduzido pelo astrólogo Richard Nolle em 1979, que, em sua definição, incluiu tanto a Lua na fase cheia, quanto na fase nova. Porém, o interesse popular pela Super-Lua só ocorre em sua fase cheia, quando o nosso satélite natural parece maior e mais belo no céu. Para os astrônomos, é apenas uma Lua cheia no perigeu, um evento astronômico rotineiro.

De acordo com a definição de Nolle, durante um ano ocorre mais de uma Super-Lua. Para este ano foram previstas as ocorrências de três desses fenômenos lunares. O primeiro ocorreu em 16 de outubro passado e os outros dois ocorrerão, respectivamente, em 14 de novembro e em 14 de dezembro. A Super-Lua de 14 de novembro, com o perigeu a, aproximadamente, 356 511 km,  será a mais próxima à Terra neste ano.

No entanto, não é por causa disso que a Super-Lua de novembro será tão especial e, sim, porque a última Lua cheia no perigeu que esteve tão perto da Terra, com perigeu a 356 462 km,  ocorreu em 26 de janeiro de 1948,  ou seja, há mais de 68 anos.  Ademais, só daqui a 18 anos, em 25 de novembro de 2034 (com o perigeu a cerca de 356 447 km), a Lua na fase cheia estará tão perto. No entanto, a Super-Lua mais próxima à Terra no século 21 (2001- 2100) só ocorrerá em 6 de dezembro de 2052 (em torno de 356 424 km).

Existem pequenas diferenças na distância ao perigeu quando fornecidas por vários autores; isso ocorre porque para observadores localizados em diversos lugares na Terra, a distância Terra-Lua é ligeiramente diferente. Então,  as distâncias ao perigeu citadas acima e os horários descritos abaixo são valores aproximados, nada que influencie o fenômeno.

Ressalta-se que o efeito da Super-Lua fica mais evidenciado quando essa é observada próxima ao horizonte, se levantando, ou, também, quando ela se põe na esfera celeste. Isso ocorre porque próxima ao horizonte é possível compará-la com construções e árvores, por exemplo.

A Lua alcançará o perigeu (11h24min UTC – tempo universal) cerca de duas horas e meia  antes de entrar na fase cheia (13h54min UTC). No horário de verão de Brasília esses eventos ocorrerão às 9h24min e 11h54min, respectivamente; no de Mato Grosso, 8h24min e 10h54min; no de Rondonia, 7h24min e 9h54min, e no do Acre, 6h24min e 8h54min, na devida ordem. Nesses horários ela não será observada no Brasil, e, para o nosso país, o efeito será mais forte na madrugada do dia 14 – segunda feira – quando a Lua estiver se pondo do lado oeste. Esse será o horário de observação mais próximo à ocorrência dos eventos, porém, no começo da noite de 14 de novembro ela ainda estará deslumbrante.

No hemisfério sul esta época é de chuva e mau-tempo, por isso aconselho os interessados a observarem a Lua já no dia 13 de novembro, quando ela estiver se aproximando do perigeu e da fase cheia. O show no céu é observável a olho nu, gratuito e sem contraindicação. Aproveitem!
 
Nota: A grafia é Super-Lua ou superlua? Consulte o blog citado em seguida. Sei que é permitido o uso de maiúscula para ressaltar um palavra, e prefiro usar Super-Lua ao invés  de super-Lua.  http://acordo-ortografico.blogspot.com.br/2014/08/super-lua-super-lua-ou-superlua.html
Telma Cenira Couto da Silva

Telma Cenira Couto da Silva

Telma Cenira Couto da Silva, doutora em Astronomia (IAG – USP) e professora aposentada da UFMT.
 
ver artigos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Alfredo da Mota Menezes

Nascendo a agroindústria

Deve crescer no Estado as fábricas de etanol de milho, como ocorreu nos EUA Têm em operação 12 fábricas de etanol em Mato Grosso. Duas são de milho e três, chamada flex, com cana e milho. As outras...

 
 
 
 
Sitevip Internet