Artigos / Francielle Fialkoski

27/10/16 às 10:12

Quando um idoso deve usar bengala?

Muitas famílias adquirem uma bengala para oferecer mais segurança para o idoso. Mas é preciso cautela: quando utilizada indevidamente, pode prejudicar o desempenho e aumentar o risco de quedas. (por Francielle Fialkoski*)

O processo de envelhecimento pode ser traduzido em alterações físicas que acabam por comprometer a mobilidade, força muscular e equilíbrio dos idosos. Eles ficam mais instáveis e, muitas famílias, com intuito de oferecer mais segurança para o idoso, adquirem uma bengala por conta própria.

A bengala é um dispositivo auxiliar de marcha que muito contribui para a estabilidade do idoso enquanto caminha ou realiza suas atividades do dia-a-dia. Tem como função ampliar a base de sustentação e fornecer informação tátil ao usuário para que este aumente o equilíbrio. Mas quando utilizada indevidamente, sem ajustes, ou sem um treino adequado, pode prejudicar ainda mais o desempenho do idoso, inclusive aumentar o risco de quedas. O mesmo serve para andadores e muletas.

A bengala só deve ser prescrita para quem apresenta problema de equilíbrio ou instabilidade, fraqueza importante nas pernas ou tronco, lesões ou dor. Para isso é necessária uma avaliação específica, que considere não só a função dos membros inferiores, mas também os aspectos visuais, cognitivos e sensoriais do idoso, tendo em vista os objetivos e queixas funcionais que justifiquem o uso do dispositivo.

Havendo indicação, faz-se necessário realizar os ajustes. A altura correta da bengala é na altura do trocânter maior do fêmur, uma estrutura óssea mais proeminente, palpável, na região lateral do quadril. A mão deve ficar devidamente apoiada no cabo da bengala, com cotovelo dobrado em um ângulo de 30°, permitindo assim a impulsão e a descarga do peso. E, ao contrário do que muitos pensam, utiliza-se a bengala do lado contrário à lesão ou lado mais comprometido.

Outro aspecto fundamental é o treino para uso do dispositivo, que deve ser realizado por um fisioterapeuta. Estima-se que 30 a 50% dos pacientes param de usar seus dispositivos precocemente devido à falta de orientação e acompanhamento. Esse treino irá ensinar o paciente a descarregar ou não o peso sobre a bengala e o momento exato das passadas, ajustando também o balanço do tronco e do braço livre. Uma bengala pode reduzir até 20% do peso corporal sobre o membro, dependendo do seu desenho e do treinamento de marcha.

Tenham cautela ao adquirir uma bengala para um idoso sem a prescrição adequada e acompanhamento. Procure um fisioterapeuta qualificado para avaliar a necessidade, ajustar o dispositivo e orientar o uso correto. As evidências são inquestionáveis.
Francielle Fialkoski

Francielle Fialkoski

Francielle Fialkoski - Fisioterapeuta, Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e Mestre em Saúde Coletiva. Presidente do Departamento de Gerontologia da SBGG-MT e proprietária da Vital Sênior Fisioterapia, parceira do Espaço Più Vita.
ver artigos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet