Artigos / Juacy da Silva

15/10/16 às 13:36

DIA DA PROFESSORA E DO PROFESSOR

Bom dia amig@s, hoje, 15 de outubro, é dedicado  aquelas pessoas que tem   a missão de ensinar, desde as primeiras letras `as crianças até o doutorado para quem consegue chegar ao mais elevado nível educacional de um país.
 
Todo mundo, principalmente os políticos  gostam, adoram fazer discursos sobre a importância da figura do professor ou da professora, mas a realidade brasileira tem demonstrado que na prática a cada dia um número menor de jovens escolhem esta carreira para dedicarem suas vidas, principalmente pelos baixos salários e pelas precarias condições de trabalho, incluindo o sucateamento da infra estrutura das escolas até das universidades, o aumento da violência  dentro e fora das escolas, onde, com   frequência professores e aluno@s  são agredidos e até mesmo mort@s e os baixos salários pagos a milhões de docentes.
 
Pelas  Constituições  Federal, Estaduais  e Leis Orgânicas dos municípios os tres niveis de governo devem destinar um percentual de suas receitas para attender a educação, considerada  uma área prioritária e estratégica, pelo menos no papel, para o desenvolvimento das pessoas, da sociedade e do país.
 
O Brasil, apesar de já ter sido considerado a sétima economia mundial e hoje a nova, ainda ostenta índices educacionais que o aproxima dos países mais atrasados e subdesenvolvidos do planeta, incluindo altas taxas de analfabetismo, baixa qualidade da educação, principalmente do ensino público em todos os níveis,  elevadas taxas de evasão/abandono da escola, tanto no ensino fundamental, quanto médio e superior e ociosidade de vagas nos cursos destinados `a formação de professores/as, além  de um dos menores índices de investimento em educação por aluno e população.
 
O caos , o descalabro e a falta de recursos para a área  da educação, aliada  `a corrupção que rouba preciosos recursos que fazem falta tanto `a  educação quanto ao desenvolvimento científico e tecnológico e também `a saúde, afeta diretamente o desenolvimento do país e das pessoas.
 
Para piorar ainda mais a situação o Governo Temer  está enfiando goela abaixo tanto do Congresso Nacional quanto da sociedade  um projeto de emenda constitucional, a PEC 241, em que os gastos do Governo Federal, por  um prazo de 20 anos, serão congelados em termos reais, corrigidos apenas pela inflação do ano anterior, afetando todas as áreas  da administração pública, inclusive a educação  que irá  perder R$24 bilhões por ano, um total de R$480 bilhões ou mais em duas décadas, impondo um atraso e caos maior nesta área.
 
É neste contexto de sofrimento, decepção  e falta de esperança quanto ao futuro que é “comemorado” o dia da professora e dia do professor, em um país que ser professor/a  está  cada dia mais difícil e desmotivador.  A conclusão: neste dia milhões de docentes nada tem a comemorar mas muito a lamentar  e lutar!
Juacy da Silva

Juacy da Silva

Juacy da Silva, professor titular aposentado Universidade Federal de Mato Grosso, sociólogo, mestre em sociologia, ambientalista, articulador da Pastoral da Ecologia Integral.
E-mail profjuacy@yahoo.com.br
Instagram @profJuacy
WhatsApp 55 65 9 9272 0052
ver artigos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet