Artigos / Larissa H. Mamedes

05/10/16 às 08:03

Diversidade Sexual

Com o processo de globalização, a sexualidade conquistou seu espaço de expressão, marcando o século XXI com a não existência de um modelo sexual rígido, que seja ideal para todos. Hoje,  o que se faz valer, é o direito do indivíduo à sua liberdade de vivenciar sua sexualidade, ou poderíamos dizer: liberdade sexual.
 
Esse momento de livre expressão, vem marcado pela busca e o encontro da  identidade sexual individual e faz emergir alguns termos na tentativa de definir a sexualidade de cada um.  Mas, afinal, o que é ser heterossexual, homossexual, bissexual, transexual, travesti?
Existe uma distinção entre Identidade Sexual, Identidade de Gênero e Orientação Sexual.
 A Identidade Sexual, é aquela que nasce com o indivíduo, diz respeito ao órgão genital masculino e feminino, não leva em consideração aspectos psicológicos, ou subjetivos do mesmo.
 
Já a Orientação Sexual, se refere à tendência da resposta erótica de uma pessoa, levando em consideração a escolha do indivíduo e a própria vida das suas fantasias eróticas; nesse contexto, o indivíduo pode se reconhecer como heterossexual, homossexual ou bissexual.
 
A Identidade de Gênero é um estado  psicológico que reflete o senso íntimo de si mesmo como homem ou mulher, podendo este indivíduo sentir que seu sexo biológico corresponde ao psicológico ou que esta correspondência não ocorre, que é o que acontece nos casos de transexualidade.
 
Partindo desses pressupostos, a diferença entre transexual e homossexual está no fato de que orientação sexual do homossexual esta voltada para o mesmo sexo que o seu, sem negação de seu sexo biológico,  enquanto o transexual  percebe sua identidade sexual como pertencente ao sexo oposto ao seu sexo biológico. O transexual se difere do travesti porque, para o travesti, o prazer  está em se vestir como se fosse do sexo oposto ao seu, havendo plena aceitação de sua genitália enquanto o transexual geralmente apresenta um grande desejo de mudança e sexo, indo em busca de uma cirurgia de redesignação sexual para adequar o sexo biológico a sua identidade de gênero.
 
 Desta maneira, é possível que uma pessoa seja transexual e também seja homossexual. Neste caso, ela nasce com o sexo biológico invertido da identidade de gênero e com a orientação  sexual voltada para o mesma identidade de gênero. Por exemplo: uma mulher que nasce com corpo de homem (com pênis), porém que tem seu interesse sexual voltado para mulheres.
 
Como vivemos em sociedade, muitas vezes o indivíduo se vê reprimido pelo olhar do outro, entrando em sofrimento, levando a perda de sentido existencial, algumas vezes se escondendo, negando para si mesmo e para os outros sua sexualidade, podendo entrar em depressão e chegar a cometer o suicídio.

 O sofrimento é  instaurado e lidar com ele é a única saída. Isto começa pela busca do autoconhecimento e autoaceitação, e para trabalhar estas questões  é necessário que haja um espaço de fala, onde o indivíduo possa expressar seus sentimentos, emoções, pensamentos e desejos à fim de encontrar uma maneira mais saudável de lidar com suas questões. É nesse contexto que a ajuda profissional de um terapeuta sexual poderá facilitar o processo e diminuir a angústia causada por tamanhos conflitos.
 
 É preciso se sentir livre para, então, ser!
Larissa H. Mamedes

Larissa H. Mamedes

Larissa H. Mamedes é Psicóloga e Terapeuta Sexual, CRP SEC 00055.
Contato: l.hmamedes@gmail.com
ver artigos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet