Artigos / José Luiz Tejon Megido

30/09/16 às 14:45

A independência do café em cápsulas

Viva setembro, mês da independência do café em cápsulas brasileiro! Uma variedade do IAC (Instituto Agronômico de Campinas) será usada para a primeira exclusiva cápsula de café 100% nacional. Trata-se da variedade IAC 144 de Café Catuaí.

A cápsula, que representa a agregação de valor extraordinário para cada saca de café, será lançada para a rede global da Nestlé, na linha Nescafé Dolce Gusto. O café Catuaí é uma bebida frutada, tem aroma forte, caramelado, encorpado e aveludado. E, este agora em cápsula é um resultado do mérito da pesquisa no Estado de São Paulo, como salienta Arnaldo Jardim, Secretário da Agricultura, e que dignifica o IAC de tantos méritos na pesquisa de Agro Brasileiro. Além de tudo, esse café tem nome e também origem.

O produtor é o cafeicultor Flávio Ruiz Pequini de Coromandel, no Cerrado Mineiro, e membro da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado. Sua propriedade tem 150 hectares, e o Flávio foi o campeão do concurso Colheita Premiada de Cafés Especiais.

Setembro marca a independência do café brasileiro em cápsulas, totalmente nacional. Boa notícia do IAC, do produtor e da Nestlé, que precisa cada vez mais valorizar o café brasileiro e retornar valor para o cafeicultor e a pesquisa nacional. Vou pedir café em cápsula, Catuaí Vermelho.

Sobre o CCAS
O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.

O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.

Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.

A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça. Mais informações no website: http://agriculturasustentavel.org.br/. Acompanhe também o CCAS no Facebook: http://www.facebook.com/agriculturasustentavel
José Luiz Tejon Megido

José Luiz Tejon Megido

José Luiz Tejon Megido, Conselheiro Fiscal do Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS), Dirige o Núcleo de Agronegócio da ESPM, Comentarista da Rádio Jovem Pan.
ver artigos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet