Artigos / Juacy da Silva

02/09/16 às 07:45

DILMA DANÇOU!

Depois  de quase nove meses de muita discussão, muitas manobras de ambos os lados, tanto os que queriam o afastamento/deposição  de Dilma da Presidência da República, quanto  seus defensores, que acabaram  ficando isolados praticamente nos Deputados Federais e Senadores,  do PT, PDT  e PCdB e uns gatos pingados de outros partidos,  finalmente no último dia de Agosto Dilma foi afastada definitivamente do poder,  pondo  fim ao que muitos chegam a denominar de projeto criminoso de poder, pois estava baseado no aparelhamento do Estado, da administração pública direta e indireta  e nas estatais e na corrupção.
 
O chamado presidencialismo de coalização,  “modernizado”  com a chegada de Lula ao poder e em continuidade com sua criatura a ex  Presidente Dilma, as  chamadas forças  de esquerda, mesmo tendo uma linguagem populista e vociferando slogans marxistas, socialistas, sindicalistas  acabaram se aliando `as forças mais conservadoras, retrógradas  e corruptas  que o pais jamais imaginava pudessem exercer  o mando na politica nacional.
 
Lula e Dilma, esqueceram dos trabalhadores e aliaram-se  ao  capital, ao mundo dos negócios,  esqueceram  da reforma agrária e aliaram-se a latifundiários, barões do agronegócio, esqueceram os interesses do povo e aliaram-se  aos banqueiros, agiotas nacionais e internacionais, esqueceram da ética na politica e aliaram-se a politicos, gestores e empresários corruptos e  cada vez mais o povo foi sendo alijado do processo politico. Aos poucos o desencanto subsitutiu a esperança no governo capitaneadopelo PT e seus aliados ideológicos.
 
Mais dia,  menos dias  todo mundo sabia que esta aliança entre galinha  e raposa, entre vampiro e doadores de sangue  não daria certo e este pacto diabólico para chegar e permanecer no poder seria rompido  e o projeto de longo prazo do lulo petismo  seria destrocado pelos seus aliados conservadores, o que acabou nesta data  fatídica para o governo Dilma que chegou ao fim.
 
"Coitada" da Dilma, dancou miudo! Deve estar muito triste ter que deixar o poder, as mordomias e as bajulacoes. Pior em tudo isso, e ver que diversos senadores que foram ministros nos governos Lula e Dilma, depois de mamarem bastante em seus cargos e tambem indicarem seus asseclas para outros cargos, deram uma enorme rasteira nela.
 
Assim é a politica brasileira, os politicos estão sempre com quem tem ou está no poder, quando percebem que quem tem poder esta caindo em desgraca, pulam do barco como ratos ao perceberem que o navio está indo a pique.
 
Com certeza Temer também vai ter que barganhar cargos e outras benesses para atender o apetite do fisiologismo instalado na politica brasileira, vai ter que instalar o balcao de negócios, trocar cargos e favores por votos no Congresso.
 
Aliás, tão logo Temer tomou posse como presidente perante a mesa do Congresso Nacional, retornou  ao Palácio do Planalto e no seu primeiro discurso  perante os ministros demonstrou sua decepção e uma  certa indignação  pelo que acontecera horas antes no Senado,quando diversos 19 senadores, a maioria de seu partido, o PMDB e de outros de sua base  fizeram um acordão  com o PT  para livrar Dilma de perder seus direitos políticos e tornar-se  inabilitada para o exercício de  cargos públicos.  Esta manobra aconteceu `a  revelia de seu  conhecimento e vontade.
 
Com  certeza Temer ainda vai  ter esses dissabores  e  vai ser  ignorado quando interersses  de parlamentares falarem mais alto  do que sua vontade, facilitando a eclosão de crises políticas  e institucionais como aconteceu durante  o governo Dilma.
 
Quando não puder mais fazer isso, ai comeca seu calvário e seus dias também serão tensos. Politicos de varios partidos e não apenas do PT acusados de corrupcao apoiaram Lula e Dilma e agora, com excessao dos integrantes do PT, PCdoB e PDT, estao todos com Temer, incluindo a turma de parlamentares que constam da famosa LISTA DO JANOT e gozam de imunidade/foro especial, que faz parte da LAVA JATO que está  sob a responsabilidade direta da Procuradoria Geral da República e do STF, mas continua "andando" a passos de tartaruga, em um ritmo muito mais lento do que a parte da LAVA JATO a cargo do Juiz Sérgio Moro em Curitiba.
 
Enfim, engana-se quem imagina que a perda do cargo/mandato de Presidente da Republica de Dilma, aprovado no último dia de agosto, mes fatídico para a política brasileira, todos os poblemas do Brasil serão resolvidos.
 
Os problemas econômicos, fiscais, tributários, de gestão pública, a corrupção, o caos na saúde, na educação, na segurança pública, na infraestrutura, no meio ambiente, saneamento básico, o desemprego de doze milhões de trabalhadores, o analfabetismo que voltou a crescer, o analfabetismo funcional, a queda  da arrecadação, o endividamento público da União, dos Estados e municípios e o deficit orçamentário que estrangulam as financas públicas, deste ano e o previsto para 2017, a recessão ou recuperação muito lenta da economia, não serão resolvidos em curto prazo.
 
Em meio a tudo isso, a insatisfação popular vai aumentar e novos protestos e conflitos surgirão, greves  vão pipocar  em todos os setores,  tanto na administração pública quanto na iniciativa privada.
 
É neste contexto ou cenário que Michel Temer irá governar pelos próximos dois anos e quatro meses. Pior ainda, a largada para a sucessão presidencial começou com sua posse e ai será questão de tempo para que também sua base politica e parlamentar comece a erodir e a crise volte a ter as dimensões que chegou com o afastamento de Dilma! Dias  sombrios ainda pairam sobre nosso país!
Juacy da Silva

Juacy da Silva

Juacy da Silva, professor titular aposentado Universidade Federal de Mato Grosso, sociólogo, mestre em sociologia, ambientalista, articulador da Pastoral da Ecologia Integral.
E-mail profjuacy@yahoo.com.br
Instagram @profJuacy
WhatsApp 55 65 9 9272 0052
ver artigos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet