Artigos / Jeisi Mara Rasia

09/09/15 às 17:19

Hidroponia, a nova aposta para melhorar a produção de hortaliças na região Araguaia

Imprimir Enviar para um amigo
Hidroponia é basicamente um sistema protegido de cultivo de plantas sem o uso do solo, usando-se uma solução nutritiva com todos os elementos minerais diluídos em água de que a planta necessita para o seu desenvolvimento. Com diferentes tipos desse sistema podem-se produzir hortaliças, frutas, cereais, plantas medicinais e flores.

Muitas cidades da região tem se destacado na produção e comercialização de hortaliças em sistemas de cultivo hidropônico. Algumas como Água Boa, Nova Xavantina e Confresa podem ser citadas.

Sistema NFT (“nutrient film technique”) ou técnica do fluxo laminar de nutrientes, sistema DFT (“deep film technique”) ou cultivo na água ou “floating”, e sistema com substratos, são os mais utilizados.

Esses sistemas geralmente são constituídos de um conjunto hidráulico que possuem reservatórios ou tanques de soluções, que vão depender do numero de plantas produzidas, e moto-bomba e encanamentos, que são responsáveis pela circulação da solução nutritiva pelas bancadas de sustentação dos canais de cultivo, canais estes que podem ser com filme de polietileno, com telhas de amianto, tubos de PVC, tubos de polipropileno, e também as piscinas do sistema floating.

Em Água Boa encontramos dois tipos de cultivo hidropônico que se destacam, um é o sistema NFT, composto por tubos de polipropileno onde circula a solução nutritiva e alimenta as plantas cultivadas, nesses sistemas preferencialmente cultiva-se alfaces, coentro, salsa, entre outros. Um produtor que utiliza esse sistema a mais de cinco anos é o Senhor Luis Fabio Faoro, que comercializa sua produção diretamente na cidade.

Já com o sistema floating, o pioneiro na cidade é o senhor Juarez Antonio Cadore, que junto com sua família, a mais de 14 anos trabalham com esta forma de cultivo e que também auxiliou outros produtores a levarem esta tecnologia param mais cidades da região, como Nova Xavantina e também mais recentemente a Confresa.

A hidroponia apesar do alto investimento inicial, maiores custos em eletricidade e de maior conhecimento técnico, permite vantagens como o maior ganho de massa vegetal, uniformidade e precocidade das hortaliças.
Jeisi Mara Rasia

Jeisi Mara Rasia

*Jeisi Mara Rasia é acadêmica de agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa
ver artigos

comentar2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Jeisi Mara, em 04/08/16 às 23:28

    Com certeza, todos os créditos também ao senhor Adir Giacomini, essas informações acima colocadas foram obtidas diretamente com os produtores citados, os quais visitei e conheço seu trabalho pessoalmente, o foco da matéria é a hionia, apenas foram citados alguns produtores para demonstrar que esse tipo de cultivo já é uma realidade na região, e assim que eu tiver oportunidade terei o maior prazer em conhecer o trabalho do mesmo em Canarana. Obrigado.

  • por etka, em 28/12/15 às 17:30

    E Canarana? temos produtores que produzem a mais de 10 anos com muito sucesso, e inclusive vão vender em Água Boa.... Onde conseguiu estas informações incompletas? Vamos dar crédito a quem merece... Seu Adir Giacomini de Canarana é o maior produtor de hortaliças do Vale do Araguaia, na verdade é professor dos outros e ficou de fora... Uma injustiça que pode ser consertada se assim quiserem os escritores desta matéria. Por favor não vamos desmerecer o seu Adir né....

 
 

veja maisArtigos

Dr. Rosário Casalenuovo Júnior

Queimada e tempo seco não são os agentes principais das doenças respiratórias

As clínicas de otorrinolaringologista e pneumologia ficam cheias nesta época do ano. Crianças e idosos sofrem para dormir, principalmente devido à baixa resistência do organismo, fato que provoca com facilidade...

 
 
 
 
Sitevip Internet