Artigos / Gabriel Guidotti

12/07/16 às 18:24

As atitudes mesquinhas

 
A moça do supermercado joga os itens adiante, como se exalassem substância corrosiva. A expressão dela refletia pânico silencioso. Queria sair dali, mas algo a impedia: um cliente estagnado, olhando para o infinito. Era a vez dele, mas a fila não andava, mesmo após todos os produtos passarem pela registradora. O que aconteceu? Esqueceu-se das folhas de alface! E aí decidiu punir os outros por seu erro. Longos minutos de espera.
 
Atitudes mesquinhas são condenáveis. A falta de educação não tem sexo, credo ou cor. Manifesta-se livremente. Sabe aquele beócio que atravessa a rua em local proibido? Sabe aquele bobalhão que para exatamente em cima da faixa de segurança? E o espertalhão que ignora o tamanho da fila e dá um jeito de se enfurnar no meio? As pessoas estão loucas! O ritmo da vida contemporânea transformou-as em selvagens.
 
Atos falhos de caráter são os mais difíceis de digerir. O julgamento ético da sociedade, contudo, pode não ser suficiente para aplicar correções. Não raro, o infrator se ofende, parte para a briga, descarta o erro. Prefere permanecer na vilania, não deixando esmorecer o demônio interior. O tempo gira ao contrário. Voltamos ao passado e vemos que o pai foi um bêbado infiel. A mãe, devassa. Ele, no meio disso tudo, conheceu os parcos valores de um tio distante.
 
Só que o tempo não volta. O tempo anda para frente. É por isso que alguns heróis buzinam em extensos engarrafamentos. Talvez seja uma filosofia vinculada à fé: “não esmagará o caniço quebrado. Não apagará o pavio fumegante”. Não fará nada disso, mas se buzinar insistentemente, os carros começarão a levitar, e o caminho ficará livre e cristalino a você. Tal religião é inventada e personalíssima, apenas para deixar claro.
 
Que amargura toda é essa? A má educação não permite paz nem no conforto da casa. Ora gritos na madrugada, ora o barulho alto de caixas de som para perturbar. Bombardeio de todos os lados. Os capítulos da convivência humana espalham angústia em atos cênicos de aridez comportamental. Dizem que o Paraíso é local de gente civilizada. Bem, então o que sobrará às nossas pobres almas?
Gabriel Guidotti

Gabriel Guidotti

Gabriel Bocorny Guidotti é bacharel em direito, jornalista e escritor.
Porto Alegre – RS
ver artigos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet