Artigos / Benedito Figueiredo Junior

12/05/16 às 16:21

Artigo: Prótese de silicone: por cima ou por baixo do músculo?

O implante de prótese mamaria tem como objetivo aumentar o volume das mamas e  é realizada há mais de 40 anos com técnica confiável, resultados excelentes, imediatos e duradouros. Não interfere na sensibilidade, não provoca nenhum tipo de doenças, nem interfere numa futura gravidez ou amamentação.
 
Ao se decidir colocar uma prótese de silicone nos seios muitas são as dúvidas das pacientes.  Formato da prótese, incisão e se será por cima ou por baixo do músculo.
 
As próteses podem ser colocadas por uma incisão ao redor das aréolas, embaixo das mamas ou pelas axilas, em geral pelas axilas é evitado por questões de saúde podendo prejudicar o diagnóstico de câncer de mama em alguns casos. Na questão do corte pela aréola há o agravante da cicatriz ficar sempre visível e caso a cicatrização não ser tão perfeita como a paciente espera, principalmente em quem possui problema de cicatrização como quelóide, ser de difícil disfarce. Então esteticamente hoje a mais utilizada é um corte embaixo da mama ( Sulco Mamário).
 
Agora vamos falar de onde o implante de silicone será alojado, em cima ou embaixo dos músculos mamários.
 
O que vai determinar o melhor método de alojamento é a estrutura da mama.  E cada mulher tem um organismo diferente. As características físicas de cada pessoa é que definem à posição do implante. Depende da espessura da pele e o tamanho do tórax e das mamas. O histórico familiar de câncer de mama também pesa na decisão, pois é possível que a paciente tenha que remover suas glândulas mamárias se desenvolver essa doença.
 
Temos hoje os planos de implantação submuscular, subglandular, subfascial e duplo espaço.
 
Pode-se optar por implantar  no plano submuscular, isso é, colocar a prótese entre os músculos torácicos e contra a parede do tórax.  A vantagem é que  os seios ficam com uma aparência mais natural em pacientes muito magras, e como desvantagem limitam a movimentação natural da mama. Indicado para mulheres magras.
 
Outro método é a implantação subglandular, isto é, ter as próteses logo abaixo das glândulas mamárias. Neste caso, as próteses ficam mais evidentes, deixando o colo com uma projeção saliente, mantendo a mobilidade natural da mama.
 
No caso de uma opção intermediária é feito a implantação no plano subfascial. Este método as próteses são colocadas  em cima dos músculos mamários, mas sob a camada facial e as glândulas.
 
E por último a duplo espaço onde a prótese é colocada no seu pólo superior atrás da glândula e no pólo inferior do músculo.
 
Independente dos métodos diferentes, seja qual for a técnica adotada, a anestesia utilizada varia desde a local com sedação até a geral, decisão esta tomada pelo médico anestesiologista e a cirurgia dura em torno de uma hora. Os cuidados pós-operatórios são os mesmos, mas a duração da recuperação da cirurgia submuscular pode ser um pouco mais longa que as demais. Deve-se evitar suspender os braços acima da cabeça, exercícios físicos que envolvam tórax e braços só após 30 dias assim como dirigir.
 
Em geral é feita prevenção de infecção com antibióticos por 10 dias.
 
Importante que seja avaliado pelo cirurgião plástico que possui registro no Conselho Federal de Medicina (CFM) e tenha Registro de Qualificação de Especialização(RQE) e faça parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Benedito Figueiredo Junior

Benedito Figueiredo Junior

Benedito Figueiredo Junior é cirurgião plástico na Angiodermoplastic. CRM 4385 e RQE 1266.
ver artigos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet