Artigos / Rosildo Barcellos

17/03/16 às 17:46

Marca de Pertença

Seus olhos me dizem que tudo que eu procuro esta em você,
Te encontra me renova e todos sabem que eu sou louco por você,
Mais encontramos pedras no caminho,
Que não deixaram a gente voar, todo o tempo que eu passei sozinho,
Foi motivo pra continuar, essa vontade insaciável,
De te ter aqui, me tira a paz não me deixa dormir

Hoje eu percebi que sem você não da, quero te ter aqui,
Ou em qualquer lugar, se você me liga, largo meu mundo pra traz.
Com você aqui nada me importa mais.

Hoje eu percebi que sem você não da, quero te ter aqui,
Ou em qualquer lugar, se você me liga, largo meu mundo pra traz.
Com você aqui nada me importa mais.

De repente aquele dia a gente se encontrou,
Tentei agir naturalmente, lembranças não deixou.
Coração já não cabia mais dentro do peito,
Foi quando seu olhar, me silenciou

Hoje eu percebi que sem você não da, quero te ter aqui,
Ou em qualquer lugar, se você me liga, largo meu mundo pra traz.
Com você aqui nada me importa mais.

Hoje eu percebi que sem você não da, quero te ter aqui,
Ou em qualquer lugar, se você me liga, largo meu mundo pra traz.  ( Seus Olhos – Manutti)
 
   Manutti é um artista ávido em recolher as mais simples expressões populares, sons que remetem às origens culturais, às produções de saberes locais, valorizando tradições caipiras, regionais, ao mesmo tempo em que busca romper com padrões limitadores da criação. E neste aspecto sua música se insere num contexto único, pois faz parte da cultura de um povo. O povo sertanejo. Esta semana estive conversando pessoalmente com o cantor as margens do Rio Aquidauana e num diálogo franco pude perceber que seus questionamentos engendram o próprio exercício da arte nesta entrevista exclusiva,abriu  seu estilo vocal temperado entre Beattles, MPB e Polca Paraguaia, que fazem reverenciar a pluridimensionalidade da vida cujas garantias são a fragilidade e a finitude da existência. Este mesmo caminho é observado quando se toca no assunto : família. Seus pais, Antônio Hmberto e Fátima de Castro, foram decisivos na sua criação. Aliás, seu gosto pela música foi despertado justamente pela mãe quando nas noites de luar de Rio Brilhante/MS, dedilhava “ O menino da Porteira” e “Chico Mineiro”. Seus primeiros acordes já apontavam para o estrelato,ponteando para a viola caipira, caminho já esperado. Destarte, na entrevista supramencionada o cantor admite pela própria especificidade do meio , ser inerente ao homem do campo, a propensão a “cantador”, e isso faz com que a música sertaneja seja crepitante de calor humano, e Manutti, sabe muito bem traduzir essa relação.

   Sua música faz com que o ouvinte fique a mercê do impacto de sua própria emoção, quando faz releituras de Nando Reis, Zé Ramalho, Paulo Ricardo e Nenhum de Nós. Desponta sua intrepidez, quando traz a música "Voltei no Jogo" com a participação do DJ Fialho, interpretação que dá nome ao CD.  Uma referência interessante é a canção “outro gole” que remete a ação típica do sertanejo transportada ao universo citadino. Por outro lado, a canção “seus olhos”, de sua autoria  (seus olhos me dizem que tudo que eu procuro está em você) retrata a paixão ensandecida, que se inicia numa simples troca de olhar, na beira da estrada. Sem perder em nenhum momento a humildade, Manutti carrega ua bagagem cheia de sonhos e entre uma pausa de tereré e uma moda cantada ele assevera: A glória da vitória não está no contentamento de se erguer o prêmio maior, mas sim, em se reconhecer a luta pelo nossos ideais e conquanto entender, que nenhum obstáculo pode ser maior que a nossa fé. A mesma fé  que é fonte criativa das experiências humanas e a que nos leva a convicção e assentimentos intelectuais. Aquela que faz parte da cultura do povo e ultrapassa os limites do concreto, legitima a tradição e registra subjetivamente o sonho de um amanhã melhor. Contato para eventos 67 96859018.
 
*Marca de Pertença: Significa que "aquele" tem ou teve e continuará a ter, um cunho especial. Uma marca de pertença que jamais se apaga. E que é boa, porque nos mantém unidos a um pedaço de vida que mesmo eventualmente perdido, continua a ser profundamente regenerador. È a essência do zelo e do amor pelo que te cativou. Também utilizado como identificação de proximidade e de escolha, juntos e um só coração. Frase que faz parte da lida rotineira do homem pantaneiro.


 


 
  • Marca de Pertença
Rosildo Barcellos

Rosildo Barcellos

 Rosildo Barcellos é Crítico Musical, Articulista e Conselheiro da Cultura
 
ver artigos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet