Artigos / Juacy da Silva

04/02/16 às 20:07

FRATERNIDADE, SANEAMENTO E JUSTIÇA SOCIAL

Há pouco mais de 50 anos,  mais precisamente em 1962, em  Natal, RN,  no início da quaresma, alguns padres realizaram o que, acabaria se transformando na Campanha da Fraternidade, a partir de 1964 em caráter  nacional.
 
Esta iniciativa foi encampada pela Cáritas Brasileira e pela CNBB,   sob a influência do Concílio Vaticano 2, a Igreja Católica no Brasil procurava  uma nova forma de evangelização, voltando-se de uma forma mais direta para as necessidades do povo, incluindo uma mensagem do Papa, como forma de apoio `a esta forma de ação, denominada de caridade libertadora.
 
Ao longo dessas décadas a Campanha da Fraternidade pode ser dividida em tres fases. A primeira, abordando temas voltados para uma busca da renovação interna da igreja que vai de 1962 a 1972; a segunda cobrindo  temas que denotam a preocupação da Igreja com a realidade social do povo,  denunciando o pecado social e buscando a promoção da justiça social,  esta fase vai de 1973 a 1984 e a Terceira fase que vai de 1984 até  este ano de 2016, quando são abordados temas que representam as situações  existenciais do povo, incluindo questões como água, terra, negros, mulheres, trabalho, emprego, juventude, educação, encarcerados, idosos, deficientes, enfim, um grande mosaico  que representa a vida de nossa gente, com seus sofrimentos, angústias  e ao mesmo tempo a  esperança  de um mundo e uma sociedade melhores.
 
A  Campanha da Fraternidade deste ano, que tem início na próxima quarta feira de cinzas e deve encerrar-se no final da semana santa, é a quarta realizada sob o manto do ecumenismo, como aconteceu com as Campanhas de 2000; 2005; 2010. É, portanto uma Campanha que conta coma participação das igrejas evangélicas pertencentes ao CONIC  Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, onde estão incluidas as igrejas Luterana, Episcopal Anglicana, Sirian Ortodoxa Antioquia, Aliança de Batistas do Brasil, Presbiteriana Unida, visão mundial e fundo misereor. Como se percebe, um conjunto de igrejas evangélicas, juntamente com a Igreja Católica, com apoio da CNBB, que representam  uma  grande parcela, na verdade a maioria do povo brasileiro.
 
O Tema deste ano está voltado para a questão ambiental, tendo como referenciais básicos  a Enciclica Verde do Papa Francisco e o programa de desenvolvimento sustentável, lançado recentemente pela ONU para dar continuidade aos objetivos do milênio. A enunciado do tema “ Nossa casa comum, nossa responsabilidade”  e o Lema “ Quero ver o direito brotar como fonte e corer a justiça qual riacho que não seca”. Tema e lema representam  um chamamento para as condições de vida no planeta, a partir da realidade concreta de cada país, cada estado, cada município, cada bairro ou paróquia, enfim, nossa  casa comum.
 
O referencia da Capanha é a questão do saneamento básico no Brasil, incluindo um diagnóstico da situação, as implicações da falta de saneamento como uma realidade degradante e que ofende profundamente a dignidade do ser humano e também,  o saneamento como um direito das pesssoas, como expressam  recententes resoluções e documentos da ONU. Sem saneamento não pode exisitr saúde, sem saneamento não existe direitos humanos, sem saneamento não existe vida dígna, sem saneamento estamos degradando o planeta, nossa casa comum.
 
A Campanha desenvolve-se  segundo uma metodologia utilizada pela CNBB  há várias décadas  e inclui  tres dimensões: Ver, julgar e agir, indo desde o diagnóstico da situação, ao planejamento das ações, incluindo os planos nacional,  estaduais e municipais de saneamento e também  a participação popular nas ações públicas e privadas.
 
No Brasil 61%  da população, ou seja, aproximadamente 125 milhões  de pessoas não contam com coleta de esgoto; 13% ou 26,5  milhões tem coleta mas não tem tratamento.  Em resumo,  os dejetos e também boa parte do lixo  de quase 152 milhões de pessoas são jogados  nos rios, córregos, lagoas e o mar, além dos lixões a céu aberto, onde seres humanos  vivem misturados com urubus, ratos e outros animais em busca de seu sustento, o que não deixa de ser uma situação degradante.
 
A situação do seneamentlo básico no Brasil é uma calamidade pública, no Nordeste 71,2%  da população não tem esgoto tratado; na região norte 85,3%; e nas demais regiões mais da metade também não tem  esgoto tratado. Nas capitais e nas  cem maiores cidades do país a situação também  é  de descaso, apenas 41% da população conta com esgoto tratado. Existem  capitais, como Porto Velho  e Belém, onde mais de 90% da população não tem  esgoto tratado. Em Cuiabá são 346  mil pessoas que não contam com esgoto tratado e em Várzea Grande, 204 mil, totalizando 550 mil habitantes, poluindo o Rio Cuiabá e seus afluentes e degradando o Pantanal.
 
Segundo relatórios do TCU 47% das obras  do PAC saneamento, lançadas  pelo Governo Federal em 2009, estão atrasadas, paralizadas, suspensas ou sujeitas a investigações  por irregularidades.
 
A Campanha da Fraternidade é  uma boa oportunidade para que cristões, cidadãos, contribuintes  e eleitores possam  fazer  um balanço de como está o saneamento básico em nossos municípios, Estados e no Brasil como um todo. Em poucos meses teremos eleições municipais e  este poderá ser um ótimo ano para passar a limpo  esta  triste realidade.
Juacy da Silva

Juacy da Silva

Juacy da Silva, professor titular aposentado Universidade Federal de Mato Grosso, sociólogo, mestre em sociologia, ambientalista, articulador da Pastoral da Ecologia Integral.
E-mail profjuacy@yahoo.com.br
Instagram @profJuacy
WhatsApp 55 65 9 9272 0052
ver artigos

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Luis Gonzaga Domingues, em 29/07/16 às 15:11

    Olha só um direitão falando em fraternidade e igualdade. Um cara desse não pode ter tido um boa formação enquanto professor.

 
 
 
Sitevip Internet