Artigos / Rosildo Barcellos

31/01/16 às 00:28 / Atualizado: 31/01/16 às 00:40

O Que Falta em Você Sou Eu

Marília Mendonça

Marília Mendonça

Foto: Reprodução

Vi uma foto sua com aquela roupa
Mas parecia que faltava alguma coisa
Nos traços do sorriso deu pra perceber
O que será que tá faltando em você?

O que falta em você sou eu
Seu sorriso precisa do meu
Sei que tá morrendo de saudade
Vem buscar logo a sua metade    
(Fragmento da música – O que Falta em Voce sou eu - Compositor: Marília Mendonça / Juliano Tchula / Hugo Del Vecchio / Frederico))
 
   Para muitos pesquisadores e críticos musicais aos quais me incluo, a música sertaneja é centenária, mas certamente veio sofrendo diversas modificações. Entretanto é pacífico que o pioneiro do gênero foi o jornalista e escritor Cornélio Pires. Ele podia ser considerado um grande mecenas pois levava para os grandes centros os costumes dos “caipiras” através de encenações teatrais e cantores de época. Por volta de 1912  ele lançou o livro “Musa Caipira” recheado de versos típicos. Já nos anos 20 foi realizada uma semana para divulgação da arte brasileira sendo montado pela primeira vez apresentações com instrumentos tais que a viola caipira e demonstrado os ritmos da moda de viola, do Lundu e Cururu valorizando o trabalho de Cornélio Pires. Entretanto os primórdios registrados contam de 1924 ( A turma caipira de Cornélio Pires) aonde participavam Caçula e Sorocabinha. Mesmo assim o primeiro regstro fonográfico do sertanejo aconteceu em 1929 quando Cornélio, decidiu tirar do próprio bolso o dinheiro para a gravação e edição do primeiro álbum, que em poucos dias de lançamento esgotou-se nas lojas brasileiras. E certamente esta dificuldade não é mérito apenas da música sertaneja. Na verdade como tantas coisas na vida, sabemos que tudo tem seu preço.

   E este espírito inovador e intemerato que a cantora e compositora Marília Mendonça colocou na bagagem e colocou o pé na estrada. Centrada, ela tem como lema uma das frases da inesquecível Elis Regina: “ Só vai tomar Champagne comigo quem comeu grama comigo” E ela complementa: “ A minha pretensão é passar a minha verdade, eu bebo, eu sorrio e choro como toda mulher apaixonada” “É preciso alongar a coragem e deixar o peito aberto. Nada é ais forte que a fé em Deus e na esperança que algo pode dar certo. Mas sobretudo precisamos acreditar mais amor do qiue o ódio ou a inveja e sem isso nossas inquietudes apequenariam as nossas convivências. Certamente alguém perguntaria como tendo tão tenra idade pode ter tanta inspiração para compor sobre relacionamentos.  E ela explica: “coecei muito cedo nos amores da vida. A primeira música que fiz, aos 12 anos ( Minha Herança – gravada por João Neto e Frederico em 2011) foi sobre um namorado que me largou no ano novo e eu expressei em forma de canção”.

   Essa goiana guerreira começou sua carreira no meio musical como compositora e depois que conheceu e começou a compor em parceria com Juliano Tchula o sucesso abriu as portas de vez. A dupla Henrique e Juliano já gravou 3 canções dela (Até você voltar, Cuide bem dela e quem ama entende) Outros artistas como Cristiano Araújo, Lucas Lucco e Jorge & Mateus também já interpretam musicas de sua autoria. Em julh do ano passado elalançou seu primeiro álbum chamado “ Marília Mendonça” e em agosto fez seu primeiro show já com grande público. Foi  caso de Floresta no Sertão de Itaparica, como show acontecendo no Parque das Caraibeiras e depois na cidade de Triunfo, nas comemorações de fim de ano da cidade, em fevereiro Turitama/PE e chega na nossa  Agua Boa dia 12, uma sexta feira na AABB. E  assim em apenas 5 meses de carreira, ela já tem agenda de 15 shows por mês É só conferir e lembrar de tantos sucessos que já são conhecidos. E ela finaliza a entrevista dando um recado.”É saudável ter esperança em meio ao caos ou mesmo que ela pareça não ter sentido algum” e claro, o que se faz nesta vida sem amor e sem esperança?

*Crítico Musical


 
Rosildo Barcellos

Rosildo Barcellos

 Rosildo Barcellos é Crítico Musical, Articulista e Conselheiro da Cultura
 
ver artigos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet