Artigos / Juacy da Silva

18/12/15 às 10:44

MAIS COMPLICAÇÕES PARA DILMA

Parece que o chamado “inferno astral” de Dilma  a cada dia mais  se complica, deixando poucos espaços para manobas  em todas as direções, tornando-a isolada, acuada e dificultando o seu   processo de decisão.
 
No campo politico a prisão do ,ainda senador, Delcídio Amaral, do PT/MS, seu líder no Senado foi uma surpresa que nem ela  e muito menos pessoas de seu círculo íntimo sabiam. Com  o passar do tempo pode acontecer de o mesmo acabar fazendo  delação premiada e abrindo o bico. Nesta caso pode complicar em muito a situação  de Lula e de Dilma, em relação  as negociatas quando da compra da refinaria Passadena, nos EUA,  ocorrida quando Lula era Presidente e Dilma a ponderosa ministra-chefe da Casa  Civil, em substituição a José Dirceu, o outrora quase primeiro ministro e que acabara de ser denunciado publicamente como o chefe do Mensalão.
 
A prisão  de diversos empreiteiros, do doleiro Yousef e mais recentemente do mega fazendeiro de MS Bumlai, amigo de Lula e pessoa ainda muito influente no submundo do Governo também está ajudando a tirar o sono de Dilma. O tal amigo de Lula foi preso recentemente e resolveu também  abrir o bico e revelar que fez o papel de laranja para um empréstimo junto ao  Banco Schain, de 12 milhões de reais e que teria repassado este dinheiro ao PT, que  o utilizou para camapnhas políticas.
 
Outra  investigação que também  está em curso no TSE sobre o uso de dinheiro oriundo da corrupção na Petrobrás e que teria irrigado as campanhas eleitorais de Lula e de Dilma ainda continua como uma espada sobre o pescoço da Presidente , mas  que pode cassar  o registro da chapa Dilma/Temer e como consequência  anular a diplomação  de ambos, a perda do mandato da Presidente e seu vice, abrindo caminho para novas eleições presidenciais.
 
Ai  surge o que podemos chamar de mega ou hiper preocupação que é o processo de impeachment que  estava dormindo nas gavetas de Eduardo Cunha, por meses, mas que, por inabilidade política do  PT acabou escapando ao controle politico do governo e o Presidente da Câmara em  retaliação  ao que chama “uma perseguição “ do Palácio do Planalto ,em colaboração  com o Ministério Público,  estaria colocando em risco não apenas seu cargo de Presidente como também  seu mandato de deputado.
 
Esta queda de braço tendo de um lado Dilma e o PT e de outro Eduardo Cunha e parcela considerável do PMDB,  incluindo o Vice Presidente Michel  Temer, que também  é Presidente do PMDB,  acabou também ajudando a vitória da chapa  alternativa na eleição que escolheu a comissão  especial   que vai iniciar  a análise do processo de impeachment.
 
Coube ao PCdoB e outros partidos menores, considerados como sub-legendas do PT,  arguirem vários aspectos do processo e dos ritos do impeachment junto ao STF, que paralizou a  instalação  da citada comissão na Câmara Federal até que o STF  julgue em definitivo a ação do referido partido. Na sessão desta úlima quarta feira o Ministro Fachin,  relator do processo, não  acatou a maior parte dos pleitos e o tema ainda aguarda pelo julgamento do pleno do STF, que, tudo leva, a crer será  desfavorável a Dilma.
 
Para barrar o processo do impeachment na Câmara são  necessários 177 votos de deputados fiéis  a Dilma. Caso o desfecho do assunto fique para depois de março, quando a crise econômica e social poderá  estar muito pior do que hoje e se o PMDB  romper com o Governo, vai ser muito difícil conseguir esses votos.
 
Nesta quarta feira também mais uma agência de classificação de risco desqualificou o Brasil e isto coloca nosso país no rol dos países caloteiros e um lugar não seguro para investimentos estraneiros, causando  inicialmente uma fuga de mais de 20 bilhões de dólares, agravando ainda mais a economia e as contas públicas que já  vão iniciar o ano de 2016  com um deficit de mais de 120 bilhões de reais.
 
Existe  também  um desgaste enorme do ministro da fazenda, Joaquim Levy, que desde o início de sua chegada ao governo tem sido hostilizado por Lula e o PT, desgastando-o públicamente, como acaba de acontecer com o estabelecimento das metas fiscais, principalmente o superavit primário, para pagar  um pouquinho ou quase nada da enorme e crescente dívida pública, que em janeiro deverá  estar por volta de 2,42  trilhões de reais, quando o PIB terá  encolhido em 3,5% e  a arrecadação federal  sendo reduzida em torno de 8%, um quadro complicado para a ser administrado,  agravado pelo apoio otensivo da ponderosa FIESP  ao proceso de impeachment.
 
Caso alguns ministros como o da Fazenda, o do turismo e o da Ciência e Tecnologia,  esses dois ultimos  do PMDB e que tiveram suas casas vasculhadas pela Polícia Federal  em busca de provas contra os mesmos em processos de investigação  de corrupção, sejam  forçados  a deixarem  o Goveno Dilma,  com certeza  este  fato pode ajudar a aprofundar a crise;no caso do Ministro da Fazenda, a crise economica  e no caso dos dois  últimoas a crise política.
 
Por ultimo vem as vozes da maioria silenciosa, através das pesquisas de opiniao pública como a última do início desta  semana em que a avaliação  do Governo e da Presidente  bateu mais um record, a  pior desde o fim do Governo Militar, pior até mesmo de Collor no auge de seu impeachment/renúncia.
 
O Brasil precisa desatar  este nó em que está colocado pela mediocridade do Governo Dilma.
Juacy da Silva

Juacy da Silva

Juacy da Silva, professor titular aposentado Universidade Federal de Mato Grosso, sociólogo, mestre em sociologia, ambientalista, articulador da Pastoral da Ecologia Integral.
E-mail profjuacy@yahoo.com.br
Instagram @profJuacy
WhatsApp 55 65 9 9272 0052
ver artigos

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Luis Gonzaga Domingues, em 07/05/16 às 16:10

    Esse tal de professor Juacy da Silva é um ultradireita, nazista e defensor dos ricos exploradores escravocrata. Uma pessoa com curso superior falando tanta asneira não deve ter lido sequer um livro durante sua vida toda. Vai estudar antes do capeta de levar do planeta terra.

 
 
 
Sitevip Internet