Artigos / Dr. Orlando Barreto Neto

14/07/15 às 13:49

​TPM – Tensão pré-menstrual

Clínica de Especialidades Dr. Orlando Barreto

Clínica de Especialidades Dr. Orlando Barreto

Como tudo que está relacionado a sentimentos subjetivos, o impacto da TPM – Tensão pré-menstrual nas mulheres é difícil de se quantificar em padrões pré-definidos.

A TPM é o período cíclico que precede a menstruação. Nesse intervalo de tempo, podem aparecer sintomas psíquicos e físicos, que geralmente desaparecem no primeiro dia do fluxo menstrual. Todo mês é a mesma história: cólicas, inchaços, irritabilidade, tristeza profunda, alterações na libido, sentimento de amor e ódio com o espelho...E não há mulher que afirme que essa mistura de sensações seja uma tarefa fácil.

As mulheres começam a apresentar os sintomas da TPM com cerca de 14 anos de idade e eles vão terminar na menopausa, por volta dos 50. Trata-se de um longo período presente, em média, seis dias de cada ciclo. Ou seja, as mulheres sentirão desconforto por aproximadamente 2.600 dias, ou entre 7 e 8 anos de sua vida.

Em 1953, Katrine Dalton, uma doutora famosa na Inglaterra, começou a perceber que ficava diferente no período em que menstruava e decidiu investigar por que isso acontecia. Seu trabalho de campo foi realizado em prisões e hospitais. Nas prisões, constatou que um número maior de homicídios ocorria em determinadas fases do ciclo menstrual e, nos hospitais, que aumentava o número de acidentes com os filhos e com as mães, que ficavam mais distraídas nessas fases.

Um trabalho realizado no HC/SP, em que foram entrevistadas 2.000 mulheres, evidenciou:

A TPM é mais frequente após os 30-40 anos de idade, dado corroborado pela literatura médica sobre o assunto. Antes dessa idade, elas nem percebem que vão menstruar. A adolescente chega à escola e de repente sangra e tem cólica, o sintoma mais comum nessa faixa etária. No entanto, aos 30-40 anos, ocorrem com mais frequência os sintomas psíquicos. Elas se sentem mais cansadas e irritadas um ou dois dias antes de menstruar.

Os sintomas na TPM podem ser físicos ou emocionais causando desconforto na mulher. As principais características são:

Sintomas Emocionais: Depressão; Vontade de chorar; Irritabilidade; Ansiedade; Insônia; Fome em excesso ou falta de apetite; Sonolência; Dificuldade de concentração; Cansaço.

Sintomas Físicos: Dor de cabeça; Acne; Aumento de peso; Inchaço nas mamas; Dores osteomusculares; Distensão gasosa.

O diagnóstico da tensão pré-menstrual costuma ser demorado, principalmente pela falta de exames que comprovem a sua existência. As mulheres que tem sintomas mais severos passam em diversos médicos e demoram anos para serem diagnosticadas com a combinação de sintomas que condizem com a fase do ciclo menstrual exata para serem diagnosticadas com TPM. Outra questão é que a maioria das mulheres que têm sintomas intensos de tensão pré-menstrual não procura ajuda médica por acreditarem que são normais ou por acreditarem que o médico não dará importância para a sua queixa.

Para muitas mulheres, a TPM pode atrapalhar as tarefas diárias, sejam profissionais ou pessoais.  Para amenizar os sintomas da TPM, nesses dias, sugerimos as seguintes dicas: Evite agendar compromissos importantes; cuide de seu corpo; faça uma alimentação balanceada; diminua o sal.
Não tenha vergonha de se mimar. Beber uma taça de vinho, não faz mal nenhum. Mas atenção, cuidados com o excesso.

Para o homem, vai uma dica importante: Pense em um momento quando as alterações físicas o deixaram mal-humorado. Coloque-se no lugar dela. Às vezes, um simples “Eu te amo” no momento certo pode curar um problema de TPM. Tenha cuidado para não dizer no momento errado. Os simples abraços e beijos também funcionam bem.

Presenteie-se com boas sensações, seu corpo agradece, sua mente também, e quem está por perto, nem se fala...
  • ​TPM – Tensão pré-menstrual
Dr. Orlando Barreto Neto

Dr. Orlando Barreto Neto

Orlando Barreto Neto é médico obstetra e ginecologista no Paraná (CRM-PR 32.481).
 
Twitter | Facebook | Skype:drorlandobarreto
 
ver artigos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet