Artigos / Dr. Orlando Barreto Neto

14/07/15 às 13:49

​TPM – Tensão pré-menstrual

Clínica de Especialidades Dr. Orlando Barreto

Clínica de Especialidades Dr. Orlando Barreto

Como tudo que está relacionado a sentimentos subjetivos, o impacto da TPM – Tensão pré-menstrual nas mulheres é difícil de se quantificar em padrões pré-definidos.

A TPM é o período cíclico que precede a menstruação. Nesse intervalo de tempo, podem aparecer sintomas psíquicos e físicos, que geralmente desaparecem no primeiro dia do fluxo menstrual. Todo mês é a mesma história: cólicas, inchaços, irritabilidade, tristeza profunda, alterações na libido, sentimento de amor e ódio com o espelho...E não há mulher que afirme que essa mistura de sensações seja uma tarefa fácil.

As mulheres começam a apresentar os sintomas da TPM com cerca de 14 anos de idade e eles vão terminar na menopausa, por volta dos 50. Trata-se de um longo período presente, em média, seis dias de cada ciclo. Ou seja, as mulheres sentirão desconforto por aproximadamente 2.600 dias, ou entre 7 e 8 anos de sua vida.

Em 1953, Katrine Dalton, uma doutora famosa na Inglaterra, começou a perceber que ficava diferente no período em que menstruava e decidiu investigar por que isso acontecia. Seu trabalho de campo foi realizado em prisões e hospitais. Nas prisões, constatou que um número maior de homicídios ocorria em determinadas fases do ciclo menstrual e, nos hospitais, que aumentava o número de acidentes com os filhos e com as mães, que ficavam mais distraídas nessas fases.

Um trabalho realizado no HC/SP, em que foram entrevistadas 2.000 mulheres, evidenciou:

A TPM é mais frequente após os 30-40 anos de idade, dado corroborado pela literatura médica sobre o assunto. Antes dessa idade, elas nem percebem que vão menstruar. A adolescente chega à escola e de repente sangra e tem cólica, o sintoma mais comum nessa faixa etária. No entanto, aos 30-40 anos, ocorrem com mais frequência os sintomas psíquicos. Elas se sentem mais cansadas e irritadas um ou dois dias antes de menstruar.

Os sintomas na TPM podem ser físicos ou emocionais causando desconforto na mulher. As principais características são:

Sintomas Emocionais: Depressão; Vontade de chorar; Irritabilidade; Ansiedade; Insônia; Fome em excesso ou falta de apetite; Sonolência; Dificuldade de concentração; Cansaço.

Sintomas Físicos: Dor de cabeça; Acne; Aumento de peso; Inchaço nas mamas; Dores osteomusculares; Distensão gasosa.

O diagnóstico da tensão pré-menstrual costuma ser demorado, principalmente pela falta de exames que comprovem a sua existência. As mulheres que tem sintomas mais severos passam em diversos médicos e demoram anos para serem diagnosticadas com a combinação de sintomas que condizem com a fase do ciclo menstrual exata para serem diagnosticadas com TPM. Outra questão é que a maioria das mulheres que têm sintomas intensos de tensão pré-menstrual não procura ajuda médica por acreditarem que são normais ou por acreditarem que o médico não dará importância para a sua queixa.

Para muitas mulheres, a TPM pode atrapalhar as tarefas diárias, sejam profissionais ou pessoais.  Para amenizar os sintomas da TPM, nesses dias, sugerimos as seguintes dicas: Evite agendar compromissos importantes; cuide de seu corpo; faça uma alimentação balanceada; diminua o sal.
Não tenha vergonha de se mimar. Beber uma taça de vinho, não faz mal nenhum. Mas atenção, cuidados com o excesso.

Para o homem, vai uma dica importante: Pense em um momento quando as alterações físicas o deixaram mal-humorado. Coloque-se no lugar dela. Às vezes, um simples “Eu te amo” no momento certo pode curar um problema de TPM. Tenha cuidado para não dizer no momento errado. Os simples abraços e beijos também funcionam bem.

Presenteie-se com boas sensações, seu corpo agradece, sua mente também, e quem está por perto, nem se fala...
  • ​TPM – Tensão pré-menstrual
Dr. Orlando Barreto Neto

Dr. Orlando Barreto Neto

Orlando Barreto Neto é médico obstetra e ginecologista no Paraná (CRM-PR 32.481).
 
Twitter | Facebook | Skype:drorlandobarreto
 
ver artigos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Alimenta o tráfico

         Discute-se porte e posse de drogas. Lembremos que quem alimenta os traficantes enriquecendo-os, tornando-os poderosos, com tentáculos na máquina estatal, capaz de corromper, são exatamente os...

 
 
 
 
Sitevip Internet