Artigos / Juacy da Silva

24/11/15 às 17:03

OS DOIS LADOS DA VIDA

Esta  reflexão não  trata das duas dimensões fundamentais da existência humana, a origem da  nossa vida aqui neste planeta e nem o nosso destino após  encerrarmos nossa caminhada por aqui. Trata  das duas dimensões da vida terrena, um lado bom, cor de rosa, lindo, feliz  e o outro lado, cinzento, ruim, triste e miserável.
 
Mesmo que algumas pessoas, com base em filosofias e religiões, imaginam que o sofrimento, as injustiças, as doenças, o medo e coisas do gênero façam parte de um plano superior, que sejam etapas para  uma purificação ou que existam várias vidas nas quais vamos nos aperfeiçoando,  eu assim não creio, mas respeito profudamente quem acredita nessas explicações.

 
Fica muito difícil ver pessoas passando fome, crianças morrendo por falta de cuidados médicos e sanitários, mulheres,  meninas e crianças sendo maltratadas, estupradas, escravizadas enquanto outras pessoas lucram com a prostituição, com o trabalho innfantil, trabalho escravo ou degradante; fica complicado para a minha cabeça ver pessoas sendo assassinadas covardemnte, sem chance de viver e lutarem por uma vida melhor, enquanto traficantes , criminosos  vivem  sob o manto da impunidade, apesar de que as constituições de vários países “garantirem”  direitos fundametais da pessoa humana, principalmente  o direito a vida.
 
Corta  o coração  ver pessoas morando em guetos, favelas, cubículos ,enfim, vivendo na verdade em um ambiente fétido e de promiscuidade enquanto alguns vivem em palácios, residências de luxo, muias  vezess pagas e custeados pelo dinheiro dos impostos, pagos pela população, inclusive a população pobre e que vive na miséria, além dos ladrões  de colarinho branco ,políticos, empresários  e gestores públicos  de altos escalões, que fazem  da política,  da economia e da administraçao pública verdadeiros simulacros.
 
É quase  incompreensível  ver pessoas  com ótima saúde, gozando a vida boa, enquanto milhões padecem em filas de serviços públicos de saúde, maltratados ou jazem em leitos de hospital, sofrendo dores profundas, as vezes com poucas chances de sobrevivência, principalmente se pertencem `as camadas excluídas da sociedade.
 
E lamentável  ver pessoas idosas, as vezes  perambulando pelas ruas , abandonadas por seus familiares ou jogadas em verdadeiros depósitos de velhos/as, depois de terem trabalhado, lutado e contribuido com seus esforços para  o bem da sociedade.
 
Como é triste ver pessoas que tiveram apagadas todas as suas lembrancas devido a doenças crônicas degenerativas, que destroem  todo o passado, por mais lindo que tenha sido, e não conseguem entender o que lhes significa o presente e nem imaginam que exista  um futuro; para essas pessoas a vida e a morte nada  significam, mais se parecem com vegetais  ou animais inferiores na  escala da criação do que seres humanos.
 
Se  voce  está vivendo o lado róseo, lindo, maravilhoso da vida, desfrute de tudo o que a vida e as oportunidades, de uma   forma honesta, lhe proporcionaram;  se esse ótimo nível de vida decorre de práticas desonestas, corruptas, da exploração  do trabalho alheio, reflita melhor,  um dia, talvez  nesta existência  voce vai ter que  acertar contas   com a justiça, onde a prisão vai lhe acorrentar fisicamente, mas pior do que isso,  voce vai sentir os grilhões da prisão  de sua consciência.
 
Se  voce  faz  parte da grande maioria da população mundial e do Brasil e vive no lado cinzento, escuro, triste da vida  não  se  desespere,  jamais perca as esperanças,  com muita luta  e boa dose de indignação  contra  as estruturas e práticas insjustas das sociedades que lhe acorretam na pobreza  e na miséria, voce pode sua libertação.
 
Se voce  está no ápice da pirâmide social, gozando de privilégios do cargo ou função  que ocupa, ou mesmo se voce, com suas ações não  respeita a dignidade intrínseca do ser humano, independente do nível sócio-economico, lembre-se não tripudie sobre as pessoas, afinal, somos todos/as  filhos da Deus e devemos nos tartar como irmãos  e irmãs, com muita fraternidade.
 
A vida e o mundo só serão melhores quando as injustiças, a busca e mantutenção de privilégios e a exploração forem banidos da face da terra. Isto exige o despertar das consciências tanto de oprimidos quanto de opressores, enfim, das pessoas que estão vevendo nos dois lados da vida! Pense nisso, enquanto é tempo, um  dia tanto oprimidos quanto opressores vão deixar  este planeta e uma nova caminhada os aguarda, com certeza! Como será? Ninguem sabe!
Juacy da Silva

Juacy da Silva

Juacy da Silva, professor titular aposentado Universidade Federal de Mato Grosso, sociólogo, mestre em sociologia, ambientalista, articulador da Pastoral da Ecologia Integral.
E-mail profjuacy@yahoo.com.br
Instagram @profJuacy
WhatsApp 55 65 9 9272 0052
ver artigos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet